Sobre os autores
Anita Lima Pimenta
Sobre os autores
Anita Lima Pimenta
Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestre na mesma área, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), graduada em Matemática com habilitação para o magistério da disciplina Física pela PUC-Minas.
Anita é uma pesquisadora apaixonada por transformar o ensino da Matemática em uma experiência estética, investigativa e significativa. Seu trabalho se destaca pela aplicação do Origami como instrumento pedagógico, articulando arte e ciência sob a lente da Teoria das Situações Didáticas.
Com sólida trajetória como docente na educação básica e no ensino superior, alia prática e pesquisa com sensibilidade e rigor. Atuou como coordenadora do curso de Matemática na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ibirité), onde demonstrou excelência em planejamento acadêmico e liderança institucional.
É a mente criativa por trás do projeto de extensão Origmática: (Des)dobrando a Matemática, que já impactou diversos educadores por meio de formações que revelam como dobrar papel pode desdobrar conceitos matemáticos. Seu trabalho promove uma abordagem interdisciplinar, acessível e inovadora para o ensino da disciplina.
Atualmente, a pesquisadora atua como professora na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde acumulou experiências como coordenadora pedagógica e vice-diretora escolar, liderando equipes docentes e implementando estratégias educacionais que valorizam o protagonismo dos professores e o aprendizado significativo dos estudantes.
Seu percurso é marcado pela inquietação criativa, pelo compromisso com a formação docente e pela crença de que a Matemática pode — e deve — ser dobrada com beleza, lógica e propósito.
Luiz Henrique Ferraz Pereira
Orientador
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo e Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo. professor extensionista. Orientador de Mestrado e Doutorado e pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nas temáticas: História da Matemática, Matemática Moderna, Matemática, História da Matemática, Recurso didático-pedagógico e Jogos.